segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cosméticos Cruelty Free

Dia desses, a minha amiga Rita (<3) me escreveu contando que é vegetariana e que, na hora de consumir cosméticos, também prefere produtos "vegan", que são aqueles que não são produzidos com insumos de origem animal e que não são testados em animais.

Ela sugeriu que eu fizesse um post sobre o tema e eu amei a ideia porque muitas pessoas não tomam esse cuidado na hora de comprar apenas por falta de informação.

Fora do país, existe um selo para identificar os produtos que não usam animais para testes. É o selo "Cruelty Free" que tem esse coelhinho de orelhas pink estampado (na montagem).

Mas aqui no Brasil não existe nada na embalagem que possa nos indicar quem faz e quem não faz teste em animais.
Mas existem milhares de artigos e sites na internet com listas das empresas que usam animais e das que não usam.

Infelizmente são muitas empresas que ainda usam animais para testes e alguns segmentos são quase 100%, como no caso das pastas de dentes.
Também fiquei chocada com algumas grandes marcas (que a gente consome desde bebê) que não tem o selo....

Mas, por outro lado, fiquei bem feliz em descobrir que alguns dos produtos e marcas que uso e já indiquei aqui no blog são contra essa prática.

E são produtos maravilhosos!!



Entre as marcas que amo e que descobri que são "Cruelty Free" estão as brasileiras Granado, Vult, Koloss, Natura, O Boticário, Eudora, Quem disse berenice?, Contém 1g....e mais outras boas marcas (cliquem aqui para ler a lista completa).

Entre as internacionais é mais fácil ainda descobrir quem não testa em animais (é só entrar no site da empresa e procurar!).
Algumas que uso e amo são L'Occitane, Urban Decay e Benefit (aqui vocês podem pesquisar todas as marcas).

Quanto aos pincéis, a coisa é mais complicada. 
Porque é bem comum que alguns pincéis (principalmente os para olhos) sejam de "cerdas naturais", o que quer dizer que são feito de pêlos de animais.

A "Sigma Beauty" tem kits "vegan" onde todos os pincéis são feitos com cerdas sintéticas.
É bem fácil diferenciar a cerda natural da sintética na hora de comprar...treine o olho para isso ou procure informações de composição na embalagem.

Viram como tá fácil ficar liiiiinda sem prejudicar os bichinhos, né?

Agora eu acho que quem tiver alguma dúvida ou quiser debater o assunto ( e denunciar marcas, hauhauahua), pode usar o espaço dos comentários para isso.


(\_/)

(+'.'+)

('')_('')

(me puxei no coelhinho, né?? fala sério...rsrsrsr)

11 comentários:

  1. a única pasta de dente que eu sei que não testa, que é a que eu uso é a da marca contente.

    ResponderExcluir
  2. amei o post amiga. espero que ajude muita gente a ficar bonita livre de crueldade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rita!!!! Eu tbm adorei saber quais as marcas são "boazinhas"! :)) beijinhos

      Excluir
  3. Adorei o post!! Mto legal, Laurinha! :)

    ResponderExcluir
  4. A Urban Decay se recusa a vender na China por causa dos testes em animais. Olha só: http://uk.lifestyle.yahoo.com/makeup-brand-urban-decay-pulls-out-of-chinese-market-as-animal-testing-hits-all-time-high-in-uk.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. U-A-U!! Isso é que é defender uma causa...as chinesas são loucas por maquiagem!

      Excluir
  5. Laura, posso te parabenizar?! Esse foi o melhor post do ano!!! (pra mim)
    Quando o assunto é animais, produtos que nao testam e que fazem mal a saúde, eu to por dentro! Sabes que sou vegetariana né?!
    Que coisa, eu nao uso colgate-palmolive faz anos por causa disso. Tá até difícil de achar uma marca de amaciante que seja bom e nao teste. Hoje descobri que até o Comfort (Unilever) testa. Vou mandar uma cartinha pra eles. Uma vez mandei pra Nivea, disseram que nao testavam, mas mentiram pra mim. Tinha uma época que eu imprimia a lista dos que testam e levava comigo pro supermercado. Sério!! Muda muito rapido, ou eles lançam um produto novo, ou estao usando ingredientes que já foram testados. Tem esse truque deles! Nao adianta dizer que nao testa, se usam ingredientes testados por terceiros. É complicado! Ser vegetariana é ótimo, mas não posso discutir isso contigo né TCHE!! :P Tem muita gente que nao tem essa informação. Parabéns mesmo amiga! Agora faz post dos produtos que nao testam e nao fazem mal a saúde, tipo batons que nao tem chumbo, (acho que tu já fez) sabonete anti-bactericida sem triclosan que é cancerígeno. Tem tanta coisa! Nao é fácil!! Saudade de ti, quando eu for visitar tu estais na minha lista pra ser visitada! Ehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem isso, Ari...muitas marcas não fazem testes, mas usam ingredientes que já foram testados...devia existir um selo sério para que a gente pudesse identificar quem testa e quem não testa!

      Bom, o jeito é baixar o tal aplicativo e ficar de olho!!! Mas fico feliz que tenhas gostado do post!!!

      :)

      beijos

      Excluir
  6. Olha esse app! é free! E parece que é atualizado.
    Amo tecnologia quando é usada pra coisa certa!
    Nao precisa imprimir mais listinha que nem eu louca aqui!!

    http://itunes.apple.com/us/app/cruelty-free/id313825734?mt=8
    Beijos

    ResponderExcluir