terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os ícones de Chanel

Estou fazendo um curso de moda e comunicação (viram? estou me profissionalizando!) e hoje apresentei (com o meu grupo) um trabalho sobre a história da marca Chanel!

Fiquei tão encantada pelo tema e pelo que aprendi no trabalho que transformei parte dele em um post!!!

A ideia era falar sobre a identidade da marca...e, quando estamos falando de Chanel, isso é bem fácil.

Coco Chanel criou ícones que até hoje (graças à Karl) estão presentes em tudo que sai da Maison!



Alguns dos principais ícones da Chanel são:

1. Os sapatos bicolores. Chanel criou o modelo com a ponteira escura para que os pés das moças parecessem menores!

2. Os C's entrelaçados. A marca mais cobiçada do mundo já foi comparada com o símbolo da polícia nazista, tudo porque (dizeeeem que) Coco colaborou com o regime na França! Ui!

3. A bolsa 2.55. Criada em Fevereiro de 1955 (por isso o nome), a bolsa foi a primeira a ter alça a tiracolo. Tudo isso porque Madame Chanel estava farta de carregar sua bolsinha com a mão.

4. A camélia era a flor símbolo das prostitutas (quem lembra da "Dama das Camélias"?) e, depois de ver Proust - escandalosamente - usando uma na lapela, Chanel adotou essa flor em suas coleções.

5. Pérolas. Foi Chanel a grande criadora das bijuterias. Isso porque usou (e vendeu!) grandes colares com pérolas falsas. Segundo dizem, era para iluminar o pretinho básico, outra criação de Chanel.

6. O casaquinho de tweed surgiu em 1928 feito com lã escocesa. Quem ajudou a popularizar foi Jacqueline kennedy (apesar da dúvida da procedência do modelo que usava no dia da morte do marido).

Vocês se deram conta de como, 60 anos depois, todos esses ícones ainda estão presentes na moda?

Imagens: Pinterest!

Essa influência de Chanel no que hoje é (e para sempre será) clássico está em todos lugares...na Zara, na Renner, na santa Lolla, etc.. 
É só procurar!

E, hoje, o estilo Chanel não precisa ser usado ao pé da letra (conjunto tweed+ bolsa de matelassê + sapato bicolor)...o interessante é misturar peças clássicas com outras nem tanto, como jeans destroyed, uma mini saia, uma camiseta branca...investir nos ícones de Chanel vale muito a pena!

2 comentários:

  1. Adoro os post com conteúdo histórico.
    E as imagens continuam lindas!!!
    Bjos
    Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que goste aninha! São os que mais gosto de fazer! ;)

      Excluir